
Não deite as embalagens vazias e medicamentos que já não utiliza ou que estão fora de prazo no lixo doméstico. Entregue-os na sua farmácia.
Gaste no máximo 5 minutos no chuveiro. Ao lavar a cabeça e o corpo, desligue a água, assim ela não está a ser desperdiçada. Se tem caldeira ou cilindro de água quente, diminua a temperatura até entre 10 e 15 graus. Se tem crianças, não as deixe brincar com água. Ensine-as desde cedo que a água é um bem precioso que deve ser preservado.
Mas desligue mesmo. Ao deixá-los em stand-by continua a ser desperdiçada energia. Se os desligar da ficha, pode poupar até 40% de energia.
Com tanta informação que já existe sobre o assunto, já não tem desculpa para não fazer. Em casa fale sobre o assunto e comece a fazê-lo quanto antes; no local de trabalho fale com o seu superior hierárquico. Papel/cartão, vidro, plástico e pilhas. Quanto a estas últimas, use as recarregáveis: sabia que podem ser recarregadas cerca de 1000 vezes?
Estas gastam menos 60% de energia que as normais e pode poupar até 150 kg de carbono anualmente. Ainda nesta linha, compre electrodomésticos de baixo consumo energético.
Sempre que possível, adquira alimentos da região onde vive, nomeadamente, fruta e vegetais. Além de reduzir custos de transporte, você está a ajudar ao crescimento da sua cidade.
Todos direitos reservados ValorMed ©.