Os medicamentos fora de uso também têm remédio.
Home

Notícias

Trate de mudar por um melhor ambiente

Através de alguns dos mais importantes órgãos de comunicação social da rádio e televisão nacionais, a VALORMED deu esta semana início a uma nova campanha de sensibilização e esclarecimento junto da população, a par da produção de um filme institucional e de um novo cartaz e folhetos que serão distribuídos pelas farmácias e unidades de saúde do País.

Com o claro objectivo de consolidar a informação desenvolvida em campanhas anteriores, procura uma vez mais focalizar a atenção dos cidadãos para a necessidade de uma entrega regular das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso na farmácia, simultaneamente transmitindo que o adequado tratamento e destino que é dado aos resíduos após a sua recolha traz claros benefícios para o Ambiente.

Refira-se, ainda, que a campanha desenvolvida continua a dar visibilidade ao importante papel da farmácia e dos seus profissionais, tendo em consideração que é com estes que os cidadãos começam a ter um primeiro contacto e conhecimento acerca da VALORMED. Por outro lado, reforça o papel desempenhado pelas empresas farmacêuticas que, assumindo o papel de poluidor-pagador, financiam todo este sistema de gestão, e a actividade logística dos distribuidores, os quais, através da logística inversa, asseguram uma redução substancial do consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, da pegada ambiental ecológica.

Os cidadãos portugueses devem ter consciência que é necessário mudar hábitos e comportamentos, deixando de parte algum comodismo, tendo em vista a preservação da sua Saúde e do Ambiente que nos rodeia.

voltar
  • Eco Dicas: Carne Vermelha

    Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos é uma das atividades que mais contribui para o efeito de estufa.

  • Eco Dicas: Desperdício de Água

    Não desperdice água. 5 minutos são suficientes para tomar banho. Feche a torneira enquanto esfrega o corpo, a cabeça e os dentes. Ensine, desde cedo, as crianças de que a água é um bem essencial com o qual não devemos brincar.

  • Eco Dicas: Racionalize Uso do Carro

    Escolha dois dias da semana para deixar o carro em casa e ir para o trabalho de transportes públicos. Ao final de um ano esta ação corresponde a menos 700 quilos de poluentes no ar.

  • Eco Dicas: Desligue Aparelhos Elétricos

    Desligue da tomada os aparelhos elétricos que não utiliza frequentemente. Estudos revelam que 15% das faturas da luz correspondem a energia gasta por eletrodomésticos deixados em stand by.

  • Eco Dicas: Reciclagem

    Recicle o lixo em casa e no trabalho. Com tanta informação sobre este assunto, já não existem desculpas para não o fazer.

  • Eco Dicas: Medicamentos Fora de Prazo

    Não deite as embalagens vazias e medicamentos que já não utiliza no lixo doméstico. Entregue-os na sua farmácia.

Projeto ambiental com parceria de