II Fórum da RIPPM: conclusões

  • 29 de Abril de 2021

Veja as conclusões aqui.

Conforme foi divulgado, teve lugar no passado dia 27 o II Fórum da RIPPM que contou com cerca de 100 participantes.

O tema “A Responsabilidade Alargada do Produtor aplicada a medicamentos” foi abordado por especialistas europeus e latino-americanos, que defenderam a consolidação de políticas de prevenção e gestão eficiente de resíduos no maior número de países possível para garantir a preservação do ambiente e a proteção da saúde pública.

O Fórum reuniu especialistas de Espanha, Equador, Brasil e Colômbia que partilharam as suas experiências na implementação dos programas nos seus países e deram a conhecer a evolução das regulamentação que obriga as empresas a se responsabilizarem pela gestão dos resíduos gerados pelos produtos que colocam no mercado.

Os palestrantes concordaram que os medicamentos vencidos ou não utilizados, assim como suas embalagens, requerem um sistema de gestão específico para proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas no âmbito da Economia Circular.

Também destacaram a importância da participação de todos os agentes do setor farmacêutico nesses sistemas para que os cidadãos possam ter um sistema confortável, seguro e eficiente que garanta o correto tratamento ambiental dos resíduos de medicamentos e evite sua falsificação.

Todos direitos reservados ValorMed ©.